Programa Formar

FORMAR

Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Formar

APRESENTAÇÃO

O Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Formar - tem como objetivo estruturar as ações de desenvolvimento de pessoas em sintonia com as demandas do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) e do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segreh) potencializando recursos e esforços.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), através da Diretoria de Estudos Avançados do Meio Ambiente (Deama), estruturou o Formar para ofertar capacitação, mediante a implantação de um programa integrado de formação continuada.

O Programa investe em processos de aprimoramento da gestão pública, dentre os quais, processos educativos, no intuito de criar as condições indispensáveis para o alcance da eficiência na implantação e execução de políticas públicas voltadas para gestão ambiental, além de cooperação para responder, com efetividade, às demandas da sociedade baiana.

ABRANGÊNCIA E PÚBLIO-ALVO

O Formar propicia formação inicial e continuada, por meio de cursos presenciais e à distância, abrangendo a temática ambiental e a de recursos hídricos, para desenvolver e aprofundar as competências de agentes públicos, servidores, técnicos, gestores, membros de órgãos colegiados e demais representantes da sociedade civil.

O cursos presenciais estão programados para ocorrer em 10 regiões da Bahia, que correspondem às sedes das Unidades Regionais de Meio Ambiente (Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Santa Maria da Vitória, Seabra, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista) e à Região Metropolitana de Salvador.

DIRETRIZES ORIENTADORAS

Integração das políticas ambientais e destas com as políticas setoriais públicas e privadas.

Inserção da variável ambiental nas políticas de desenvolvimento e da dimensão econômica nas políticas ambientais.

Fortalecimento e articulação entre os Sistemas de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente.

Fortalecimento do controle ambiental e do controle social.

ÁREAS TEMÁTICAS E CURSOS

Gestão ambiental estratégica

Gestão integrada dos instrumentos da política ambiental

Geotecnologia aplicada à gestão ambiental