Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at E:\wwwroot\corporativa\index.php:5) in E:\wwwroot\corporativa\libraries\joomla\session\session.php on line 418

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at E:\wwwroot\corporativa\index.php:5) in E:\wwwroot\corporativa\libraries\joomla\session\session.php on line 418
Você sabe quais são as profissões que estão relacionadas ao meio ambiente? Clique aqui e conheça.
 
Buscar

Consultar
Processo
Imprimir E-mail
SEMA Dicas e Curiosidades
Seg, 26 de Janeiro de 2009 08:56
Você sabe quais são as profissões que estão relacionadas ao meio ambiente? Clique aqui e conheça.

Conheça as principais profissões ligadas ao meio ambiente e onde cursá-las:

GESTOR AMBIENTAL

Profissional contratado para supervisionar o departamento de ambiente das companhias, cuja função é detectar problemas de impacto ambiental e direcioná-los ao profissional capaz de resolvê-los, checar se as normas da ISO 14000 estão sendo seguidas e desenvolver, junto à equipe, projetos de conscientização.

Formação: gestão ambiental, curso oferecido pelo Senac (Serviço Nacional de aprendizagem Comercial) e pela Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente).

ADVOGADO AMBIENTAL

É uma das áreas com maior projeção dentre as relacionadas ao meio ambiente, principalmente pela regulamentação da lei de crimes ambientais (lei nº 9.605/98). O profissional encontra campo, por exemplo, para defender empresas supostamente poluidoras ou fornecer assessoria para que evitem punições futuras.

Formação: graduação, o direito ambiental é uma disciplina oferecida por escolas como a Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo). Pós-graduação na Faculdade de Saúde Pública da USP.

GEÓLOGO

Com uma atuação ampla, abrangendo pesquisas de proteção e planejamento que envolvam todo o meio físico da superfície terrestre, como solo, mineração, projetos hidrelétricos, reciclagem e resíduos domésticos e industriais.

Formação: é uma carreira tradicional, podendo ser encontrada em várias universidades e faculdades.

AUDITOR AMBIENTAL

Ficou em alta com a necessidade das empresas obterem certificações ISO 14000 e ISO 14001 (qualificação que indica excelência ambiental). É o profissional que vai avaliar se todas as medidas para a preservação do ambiente exigidas pela norma foram efetivamente tomadas.

Formação: não existe curso de graduação ou pós na área. As alternativas são os cursos de treinamento dados pelas próprias consultorias que oferecem a certificação ambiental, como a Bureau Veritas Quality International e o Ietec (Instituto de Educação Tecnológica).

Ainda não há cursos credenciados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), mas alguns foram credenciados por entidades do exterior.

EDUCADOR AMBIENTAL

Atua diretamente com crianças, empresas e comunidade. Esse educador tem como função conscientizar as pessoas da necessidade de uma mudança de atitudes.
Formação: cursos de especialização, como os oferecidos pela Associação Super Eco de Integração Ambiental e Desenvolvimento da Criança.

CONTADOR AMBIENTAL

Esse profissional não vai se ater a notas fiscais e balanços. Sua função será contabilizar, tanto benefícios como prejuízos, que o desenvolvimento de um produto pode trazer ao meio ambiente.

Formação: Há cursos de especialização na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e no Ietec, em São Paulo.

BIÓLOGO

Ocupação tradicional, mas com atuação ampla. Faz parte do rol de suas atividades estudar possibilidades de diminuir o impacto das ações do homem sobre o meio ambiente.

Formação: graduação e pós, a maioria das universidades e faculdades oferece essas opções, além de especializações.

ECÓLOGO

Profissional interdisciplinar, que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente, formas de conservação da natureza e a utilização correta dos recursos naturais, além de buscar formas de minimizar os impactos ambientais causados pela poluição, pelos desmatamentos e por outros problemas provocados pela intervenção inadequada do homem no ambiente.

Formação: graduação, UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), no campus de Rio Claro; curso de ciências biológicas com concentração em ecologia na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), no campus de Sorocaba.

Pós-graduação na UFRJ, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UFSCar e USP.

ENGENHEIRO AMBIENTAL

Atua com a preservação do ambiente, tendo como principal campo os órgãos estatais e ONGs (organizações não-governamentais), fiscalizando e monitorando a qualidade do ar e os resíduos tóxicos produzidos pelas empresas.

Formação: graduação na UnB (Universidade de Brasília) e pós-graduação na UFMG e UFRJ.

O Engenheiro Florestal estará habilitado a atuar em atividades relacionadas com: construções de madeira; silvimetria e inventário; recursos naturais renováveis; ecologia e defesa sanitária; propagação de espécies florestais; viveiros florestais; manejo de florestas para produção de madeira e outros produtos; desenvolvimento de processos tecnológicos, industrialização e comercialização de produtos florestais; solos de ecossistemas florestais; mecanização, colheita e transporte florestais; geoprocessamento e sensoriamento remoto; planejamento, administração, economia e crédito para fins florestais.

Estará capacitado, ainda, para atuar na perícia, planejamento, desenvolvimento e administração de programas ou projetos voltados para a: produção de florestas com fins comerciais; proteção da biodiversidade; manejo de bacias hidrográficas; recuperação de áreas degradadas; avaliação de impactos ambientais; educação ambiental e ecoturismo; unidades de conservação; manejo de fauna silvestre; sistemas agroflorestais.

Estará apto a atuar na pesquisa, na extensão e no ensino; e, como profissional autônomo, na prestação de assessoria, consultoria, elaboração de laudos técnicos e receituários florestais e ambientais, bem como a ser um empreendedor.

CONSULTOR AMBIENTAL

É responsável por preparar relatórios de impacto ambiental sobre a adequação da empresa aos parâmetros ecológicos, como grau de contaminação do solo e níveis de ruído e odor.

Formação: reúne biólogos, geólogos e engenheiros, entre outras que ofereçam subsídios para que o profissional seja capaz de analisar o problema de forma generalista.

CIENTISTA AMBIENTAL

Trata-se de um profissional generalista, com conhecimento das diferentes disciplinas que constituem o campo da ciência, capaz de propor ações que visem melhorar as condições de vida.

Formação: Pós-graduação, Procam (Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental) da USP.

MONITOR DE ECOTURISMO

Conhecer e reconhecer animais, árvores e história faz parte das necessidades desse profissional, que atua como um guia e um educador, explicando ao turista detalhes sobre reservas ou parques naturais.

Formação: biologia, ecologia e geologia são áreas afins, mas há um curso de especialização oferecido pelo Senac.

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: http://www.pick-upau.org.br/dicas/profissoes_verdes/profissoes_verdes.htm 

 

Para Comemorar


Segunda - feira 01/09/2014

Ana Luzia Pimentel - SEMA
Antoniel Nunes de Almeida - INEMA
Cinthia de Queiroz Souza - INEMA
Cristiane Souza Selch - INEMA
Ligia de Almeida Avelar - INEMA
Marcial Torres Costa - INEMA
Ruy Muricy de Abreu - INEMA

 

 

 

© Copyright 2009 • SEMA - Todos os Direitos Reservados

SEMA - Avenida Luís Viana Filho, 3ª Avenida, nº 390 - Plataforma IV - Ala Norte - CEP: 41.745-005 | CAB - Salvador - Bahia - Brasil
CERB - Avenida Luís Viana Filho, 3ª Avenida, nº 300 - Plataforma IV - Ala Norte - CEP: 41.745-005 | CAB - Salvador - Bahia - Brasil
INEMA - Avenida Luís Viana Filho, 6ª Avenida, nº 600 -  CAB - CEP 41.746-900 |CAB - Salvador - Bahia - Brasil