Programa Monitora

INEMA Qualidade dos Rios
Programa Monitora

O Programa Monitora foi lançado pelo governo do Estado da Bahia 2007 para assegurar de forma sustentável a necessária disponibilidade de água para os 100 maiores rios do Estado nas 26 Regiões de Planejamento e Gestão das Águas da Bahia. Os padrões de qualidade da água, adequados aos respectivos usos da população baiana, está previsto na Lei de Recursos Hídricos 11.612/09. O Monitora está sendo executado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA/SEMA) em parceria com a Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), através do SENAI/CETIND.

A Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei nº 11.612/09) define o Sistema Estadual de Informações de Recursos Hídricos como um dos seus instrumentos de gestão, de forma integrada ao Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH). Reforçando a missão do Monitora de munir a sociedade baiana com informações atualizadas sobre a qualidade das águas do estado, o INEMA disponibiliza, desde o segundo semestre de 2007, um sistema que permite a consulta às informações do Programa de forma contínua.

Os dados estão organizados por pontos de medição (áreas específicas de análise em todas as 26 RPGAs do estado), gráficos de parâmetros, relatórios de parâmetros (físico-químico-biológicas e de detecção de pesticidas, organizados por RPGA e campanha) e gráficos dos Índices de Qualidade da Águas (IQA).

Clique aqui e veja os Relatórios do Monitora

Fonte: http://www.inga.ba.gov.br/modules/pico/index.php?content_id=10)