Histórico

Qui, 26 de Maio de 2011 14:54
Histórico

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), é o órgão executor da Política Ambiental do Estado da Bahia. Criado a partir da junção de duas autarquias da Sema (o Instituto do Meio Ambiente - Ima, e o Instituto de Gestão das Águas e Clima - Ingá), o Inema propõe integração e fortalecimento das políticas ambientais e de recursos hídricos, levando mais agilidade e qualidade aos processos. Para os usuários do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), o Inema atende às demandas de meio ambiente e recursos hídricos de forma integrada, implicando em mais comodidade.

História

Tanto o Ima quanto o Ingá haviam passado por alterações estruturais: o Ingá foi instituído como órgão executor da Política Estadual de Recursos Hídricos, em substituição à Superintendência de Recursos Hídricos (SRH). A mudança introduziu uma abordagem mais ágil e sistêmica, apoiada na valorização do elemento humano, para o enfrentamento das questões dos recursos hídricos na Bahia, além de ter tido uma área de atuação significativamente ampliada. Já o Centro de Recursos Ambientais (CRA) deu lugar ao Ima, cuja a finalidade foi executar a Política Estadual do Meio Ambiente garantindo o equilíbrio entre a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento, para a sustentabilidade socioambiental.

Cepram, Conerh, Urs

A Lei nº. 12.212, sancionada em 4 de maio de 2011, que criou o Inema, determina algumas outras alterações.

O Sistema Estadual de Informações Ambientais da Bahia (SEIA) passa a ser a ferramenta única de informações que proporciona aos usuários agilidade no atendimento e gestão eficiente dos processos ambientais pelo Governo no Estado da Bahia. Nessa perspectiva, o Sistema Estadual de Informações de Recursos Hídricos (SEIRH), é integrado ao SEIA.

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) mantêm as funções de natureza consultiva, normativa, deliberativa e recursal, com o objetivo de planejar e acompanhar as políticas de meio ambiente, bem como o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), que continua a ter todas as funções acima citadas e se responsabiliza pelo planejamento e acompanhamento das políticas de recursos hídricos.

As Casas do Meio Ambiente, foram reestruturadas para atender à população e desempenhar as suas funções de forma mais eficaz. As unidades têm atribuições específicas para licenciamento, fiscalização, monitoramento e acompanhamento das políticas de Recursos Hídricos e gestão de Unidades de Conservação.

QUARTA, 13/12/2017

ANA CARINE DE LIMA SANTOS - INEMA