Inema capacita Bombeiros Militares em combate a incêndios florestais

Ter, 26 de Agosto de 2014 16:52
Inema capacita Bombeiros Militares em combate a incêndios florestais

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Corpo de Bombeiros Militares da Bahia realizam, até o dia 28 (quinta-feira), na cidade de Jequié, curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais  para atuação na  Operação Bahia sem Fogo. A capacitação, que teve início no dia 25, é destinada a 31 bombeiros que atuam nos Grupamentos da região e tem como foco o aperfeiçoamento teórico e prático no combate a incêndios florestais e ações de fiscalização preventiva em campo.

Durante a programação serão abordados temas relacionados à Legislação Ambiental, Fiscalização, Educação Ambiental, Conflitos Ambientais, Primeiros Socorros e Combate aos Incêndios Florestais. O treinamento conta com os instrutores:  Capitão Bm Murilo Rocha, Sub Tenente Uirlei Borges, Soldados Itagilson Mascarenhas e Jobson Meira, além da técnica do Inema, Fabíola Cotrim.

De acordo com a coordenadora de campo do Inema, Fabíola Cotrim, o combate às queimadas é o principal objetivo do curso. "Durante as aulas práticas, os brigadistas aprendem a controlar o fogo, a se protegerem da temperatura e a socorrer, caso necessário, vítimas de incêndio", destacou.

Com carga horária de 40h, a capacitação já foi realizada no município de Feira de Santana (11 a 14 de agosto) e a próxima etapa será em Salvador, entre os dias 01 e 4 de setembro, no 10º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM).

Campanha - A Operação Bahia sem Fogo é coordenada pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia formado por representantes de nove Secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como objetivo atender principalmente as regiões da Chapada e do Oeste, onde ocorrem  os maiores registros de incêndios.

Fonte: Ascom/Inema

Última atualização em Ter, 26 de Agosto de 2014 16:59