Parque de Pituaçu recebe treinamento de Aeronautas de Aviação Civil

NOTÍCIAS Conheça Bacias Hidrográficas
Qui, 18 de Junho de 2015 17:29
Parque de Pituaçu recebe treinamento de Aeronautas de Aviação Civil

O Parque Metropolitano de Pituaçu foi palco na última semana de treinamentos de sobrevivência na selva dos Aeronautas de Avião Civil. O curso é curricular e fundamental durante a formação de um Comissário de Voo.

Os ensinamentos visaram preparar o profissional para que, caso haja pouso forçado na Selva, estes sejam capazes de não só sobreviver, como também manter os passageiros vivos e protegidos até a chegada das equipes de resgate. Durante o treinamento diversas atividades foram realizadas e impostas, a exemplo de tipos e local adequado para abrigos, caça, benefícios e cuidados na selva, a importância e cuidados com as fogueiras, formas de captação de água, etc.

Todos os alunos são sensibilizados sobre a preservação do Parque. Por causa disso, eles recebem sacos de lixo de 100 litros (cada aluno), onde utilizam este para se proteger da umidade. Ao final do treinamento, os mesmos fazem o percurso do local de acampamento até a entrada do parque, coletando todo o lixo que eventualmente é deixado por outros frequentadores do local.

De acordo com o coordenador geral do curso, Carlos Bayer, a preservação do meio ambiente também é passada durante todo o treinamento, fazendo com que os alunos tenham ciência da importância da mesma para a convivência em florestas sem que seja feita nenhum tipo de degradação. “A equipe técnico-pedagógica da Aeronautas orienta os alunos sobre a importância de preservar a natureza e mostra que podemos passar um tempo na selva utilizando os recursos naturais sem destruir ou danificar a vegetação, plantas e animais”, disse Bayer.

Parque de Pituaçu – Criado pelo Decreto Estadual nº 23.666, de 04 de setembro 1973, com 660 hectares, o Parque Metropolitano de Pituaçu abrange hoje uma área de 450 hectares de área preservada, onde já foi catalogada uma grande diversidade de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Remanescente da Mata Atlântica, Pituaçu é um dos raros e mais belos parques ecológicos brasileiros situados dentro da área urbana. Ele tem uma infraestrutura que permite, ao mesmo tempo, o uso pela população e a preservação do espaço, que é a maior área verde de uso público de Salvador.

Fonte: Ascom / Inema

SEGUNDA, 24/04/2017