Inema e ANA alinham termos de alocação de água nos açudes e sistemas hídricos

NOTÍCIAS Conheça Bacias Hidrográficas
Sex, 18 de Março de 2016 10:13
Inema e ANA alinham termos de alocação de água nos açudes e sistemas hídricos
A fim de pactuar a agenda de trabalho da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, aconteceu nesta semana, na sede do Inema, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), reunião entre os dois órgãos onde foi discutido os termos de alocação de água nos açudes e sistemas hídricos do Estado.  Também estiveram presentes na reunião o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SIS), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb).

A ANA desde 2015 vem trabalhando com a alocação de água nos açudes, e veio à Bahia expor aos representantes do Inema sua proposta de regras para o uso da água nesses sistemas hídricos. Já estão sendo trabalhados os reservatórios do Norte da Bahia e os situados no Rio de Contas, além do sistema hídrico do Sul da Bahia e em parte do Rio São Francisco. Propostas de sustentabilidade, manutenção preventiva, monitoramento e cobrança do uso da água desses reservatórios também foram trazidos em pauta.

Para o diretor de Águas do Inema, Bruno Jardim, esses encontros são importantes para que seja discutida a responsabilidade na utilização da água. “A ANA, desde o ano passado, tem tido essa interação com o Inema. Ela traz propostas de como devemos buscar ordenação da utilização da água, principalmente em açudes que funcionam na seca, da importância que eles têm para região, das muitas necessidades que tem em volta desse açude e a necessidade de existir a organização do processo”, disse o diretor.

Os açudes construídos na Bahia foram custeados pelo Governo Federal. Logo, a água destes é de domínio da União, já que ainda no interior dos açudes elas têm que ser gerenciadas pelo governo federal, enquanto fora dele pelo governo estadual. Portanto esse diálogo é importante e norteador para que o projeto se desenvolva.