Coleta de Sementes e Produção de Mudas Nativas pelo Programa Formar acontece em Juazeiro

Processo
SEMA noticias

Foi em um espaço de troca de informações e experiências que aconteceu entre os dias (09 a 13/05), em Juazeiro o curso de Coleta de Sementes e Produção de Mudas do Programa Formar, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), durante os encontros foram realizadas aulas práticas na mata ciliar e área de Caatinga dentro do campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Juazeiro, onde quem participou coletou sementes e identificou principais espécies nativas presentes as margens do Rio São Francisco.

O curso contou com a participação de servidores do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), representantes da prefeitura de Juazeiro, técnicos da Assistência Rural local, e alunos e professores de biologia e agronomia da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e da Uneb.

Para o diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Murilo Figueredo, a parceria com a Uneb Juazeiro tem obtido avanços expressivos, com a realização desse curso damos um novo passo na parceria em prol do nosso objetivo comum, potencializar as ações de restauração na região norte do Estado.

"Tivemos a oportunidade de construir um projeto conjunto, a implantação do Centro de Referência em Restauração Florestal (CRRF) da Caatinga Norte, com a criação desse centro, podemos atuar sistematicamente nas ações de restauração no Bioma Caatinga na região norte, tendo uma equipe capacitada para atuação conjunta na revitalização do Rio São Francisco", destacou Figueredo.

Segundo a professora Maria Herbênia, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Uneb, o curso proporcionou a integração entre os alunos das duas instituições com outros profissionais atuantes na área ambiental da região do Sub Médio São Francisco, e destacou ainda: “A comunidade universitária desenvolve ações de identificação botânica de plantas nativas e atividades de produção de mudas para recuperação das áreas degradadas na margem direita Rio São Francisco, através disso buscamos apoio para recuperação de Áreas de Preservação Permanentes (APP) nas propriedades de pequenos agricultores, visando atender a legislação vigente", ressaltou a professora.

Já a instrutora do curso Eloina Neri, doutora em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), incentivou os participantes a produzirem um guia de espécies nativas da Caatinga com importância para restauração.

SEGUNDA, 13/11/2017

ANNA VERONICA SZABO - INEMA