Inema realiza Audiência Pública para instalação de fábrica de cimento em Lajedinho

Qua, 03 de Maio de 2017 08:12
Foi realizado na última sexta-feira (28), no Ginásio Municipal de Esportes, em Lajedinho, pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema uma Audiência Pública visando a apresentação e discussão com a comunidade do licenciamento ambiental da Fábrica de Cimento do grupo CPX Baiana Mineração. Na ocasião, cerca de 1200 pessoas estiveram presentes entre autoridades e representantes de diversos segmentos de Lajedinho e municípios do entorno.

Durante o evento a empresa e os seus técnicos puderam apresentar a proposta de instalação da fábrica para que os moradores presentes pudessem acompanhar as fases de instalação e os benefícios que o empreendimento pode levar para a região. Como previsto, a Audiência Pública também disponibilizou um momento para questionamento e sugestões dos moradores, autoridades e representantes dos mais diversos segmentos.

Representando Marcia Telles, diretora geral do Inema, a socióloga e assessora técnica da Diretoria de Regulação (DIRRE) do Instituto, classificou a audiência como um momento ímpar para o alinhamento entre os moradores do munícipio e a empresa. “Eu venho há algum tempo presidindo essas Audiências Públicas, que é uma atividade da Diretoria Geral, porém eu me sinto muito à vontade para fazer essas audiências porque é um momento de interação da sociedade com o governo, com o empreendimento, onde as pessoas esclarecem suas dúvidas e têm a oportunidade de discutir os pontos positivos e negativos”

Quem também esteve presente para acompanhar de perto a audiência foi o diretor da DIRRE, Leonardo Carneiro que, durante a sua fala na mesa de abertura, afirmou entender o evento como “um momento importantíssimo, permitindo a toda comunidade de Lajedinho e adjacência participar do processo de licenciamento, onde todos falam o que estão esperando sobre a empresa, tiram dúvidas e questionam. Todos ganham com essa interação”.

Além de Hosana Gaspar e de Leonardo Carneiro, compuseram a mesa de abertura: a técnica do Inema, Flávia Luci Dias Bazílio; Ivan Cláudio de Almeida, prefeito de Ibiquera; Elter Silva Bastos, prefeito de Wagner; Marcos Souza Mota, prefeito de Lajedinho; Luís de Ferrari, padre da paróquia de Lajedinho; o tenente comandante da 5ª CIA de Polícia Militar da Bahia, Marcelo Vieira Carvalho de Santana; o promotor ambiental do Ministério Público da regional de Itaberaba, Thyego de Oliveira Matos e a promotora de Justiça de Rui Barbosa, Marisa Jansen.

Última atualização em Qua, 03 de Maio de 2017 08:14