OPAS/OMS visita Sala de Monitoramento Ambiental do Inema

Sex, 19 de Maio de 2017 15:05
OPAS/OMS visita Sala de Monitoramento Ambiental do Inema
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) recebeu nesta segunda-feira (15) a visita de integrantes da comitiva da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com o intuito de avaliar as instalações da Sala de Monitoramento Ambiental do órgão para uma possível parceria.

Com a parceria consolidada, o espaço seria utilizada para reforçar o combate a endemias e virose ligadas ao meio ambiente, é o que explica o coordenador da Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Analise de Situações de Saúde da OPAS/OMS, Enrique Vázquez.

“Estamos aqui reunidos com mais dois colegas, Carlos Melo e Paulo Cortez [membros da comitiva da OPAS/OMS], a convite da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para analisar a possível exclusão e fortalecimento no combate das viroses relacionadas ao meio ambiente, e também para falar de formas de monitorar doenças como febre amarela, por exemplo, que está preocupando bastante a população do estado”, disse o coordenador.

A iniciativa faz parte do SWAp Bahia, projeto de abordagem setorial amplo, licenciado pelo Banco Mundial,onde atuam a Sesab, Inema e Cerb [Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia].

Segundo o diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio, a parceria também vai promover melhorias na Sala de Monitoramento, com objetivo de fazer com que a o setor seja utilizado para analisar parâmetros voltados às epidemias e doenças arboviroses.

“Faltava um elemento externo para validar essas mudanças estruturais no nosso setor, então, por indicação do Banco Mundial, financiador do projeto SWAp, foi sugerido que a Organização Pan-Americana de Saúde realizasse essa visita ao Inema. A OPAS veio aqui e pôde comprovar que a nossa Sala de Monitoramento está apta para receber as pequenas adaptações e assim ser utilizada também no monitoramento de doenças arboviroses”, pontuou.

OPAS/OMS – A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. A integração às Nações Unidas acontece quando a entidade se torna o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde. A OPAS/OMS também faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Última atualização em Sex, 19 de Maio de 2017 15:06