Caravana Bahia sem Fogo reforça prevenção aos incêndios na Chapada Diamantina

Sex, 21 de Julho de 2017 09:02
Caravana Bahia sem Fogo reforça prevenção aos incêndios na Chapada Diamantina
A segunda edição da Caravana Bahia Sem Fogo continua neste mês de julho percorrendo cidades da Chapada Diamantina que apresentam focos de incêndios com frequência. O objetivo é estimular os atores sociais tornem-se multiplicadores para desenvolverem atitudes sustentáveis e atuarem na prevenção às queimadas.

A Caravana é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Corpo de Bombeiros, integrando o Programa Bahia sem Fogo que reforça medidas preventivas contra os incêndios florestais no estado da Bahia.

As atividades irão focar sobre temáticas socioambientais, por meio de oficinas, rodas de conversas e entrega de materiais didáticos, apresentando alternativas de manejo e uso do solo e ações preventivas contra os incêndios florestais. Estimulando, assim, a reflexão de professores, sindicatos rurais, brigadistas voluntários, guias turísticos, agentes de saúde e agricultores de Iraquara, Lençois, Piatã, Palmeiras e Morro do Chapéu.

“Vale ressaltar que a Caravana do Bahia Sem Fogo também também acontecerá entre os meses de Agosto, Setembro e Outubro de 2017, abrangendo todos os municípios da Chapada Diamantina e de abrangência da Unidade Regional (UR) do Inema, localizada no município de Seabra, que apresentam/enfrentam a problemática dos incêndios florestais”, pontuou a coordenadora da UR Seabra, Simone Sodré de Alcântara, ao comentando sobre a importância da operação não só para o combate, mas também atuando no modo preventivo aos incêndios na Chapada.

Incêndios – Historicamente, os incêndios ocorrem com maior freqüência durante os meses de maio a dezembro, coincidindo com o período de estiagem em grande parte da Bahia, dificultando o controle das queimadas. São muitas as causas que levam aos incêndios, o uso do fogo na limpeza de terreno para fins agrícolas ou pastoris e por caçadores no interior de áreas com vegetação nativa; bagas de cigarros lançadas por motoristas que transitam em vias próximas à vegetação, além das queimadas provocadas intencionalmente.

Bahia sem Fogo – O Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria Estadual do Meio ambiente (Sema), é responsável pelas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado.

Agendas:

Morro do Chapéu
Data: 20/07/2017
Local: CRAS na Rua José Marcelino, S/N, Centro, Morro do Chapéu/BA

Lençois
Data: 22/07/2017
Local: BR 242, Km 340, Balneário do rio Mucugezinho, Lençois/BA

Lençois
Data: 29/07/2017
Local: BR 242, Km 340 , Balneário do rio Mucugezinho, Lençois/BA

Iraquara
Data: 25/07/2017