Programa Formar

FORMAR

Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Formar

APRESENTAÇÃO

O Programa de Forma√ß√£o em Meio Ambiente e Recursos H√≠dricos - Formar - tem como objetivo estruturar as a√ß√Ķes de desenvolvimento de pessoas em sintonia com as demandas do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) e do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos H√≠dricos (Segreh) potencializando recursos e esfor√ßos.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), através da Diretoria de Estudos Avançados do Meio Ambiente (Deama), estruturou o Formar para ofertar capacitação, mediante a implantação de um programa integrado de formação continuada.

O Programa investe em processos de aprimoramento da gest√£o p√ļblica, dentre os quais, processos educativos, no intuito de criar as condi√ß√Ķes indispens√°veis para o alcance da efici√™ncia na implanta√ß√£o e execu√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas voltadas para gest√£o ambiental, al√©m de coopera√ß√£o para responder, com efetividade, √†s demandas da sociedade baiana.

ABRANGÊNCIA E PÚBLIO-ALVO

O Formar propicia forma√ß√£o inicial e continuada, por meio de cursos presenciais e √† dist√Ęncia, abrangendo a tem√°tica ambiental e a de recursos h√≠dricos, para desenvolver e aprofundar as compet√™ncias de agentes p√ļblicos, servidores, t√©cnicos, gestores, membros de √≥rg√£os colegiados e demais representantes da sociedade civil.

O cursos presenciais est√£o programados para ocorrer em 10 regi√Ķes da Bahia, que correspondem √†s sedes das Unidades Regionais de Meio Ambiente (Barreiras, Eun√°polis, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Santa Maria da Vit√≥ria, Seabra, Senhor do Bonfim e Vit√≥ria da Conquista) e √† Regi√£o Metropolitana de Salvador.

DIRETRIZES ORIENTADORAS

Integra√ß√£o das pol√≠ticas ambientais e destas com as pol√≠ticas setoriais p√ļblicas e privadas.

Inser√ß√£o da vari√°vel ambiental nas pol√≠ticas de desenvolvimento e da dimens√£o econ√īmica nas pol√≠ticas ambientais.

Fortalecimento e articulação entre os Sistemas de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente.

Fortalecimento do controle ambiental e do controle social.

√ĀREAS TEM√ĀTICAS E CURSOS

Gestão ambiental estratégica

Gestão integrada dos instrumentos da política ambiental

Geotecnologia aplicada à gestão ambiental